Se Eu Ficar
quarta-feira, agosto 06, 2014
Atenção! Pegue os lencinhos, prepare o coração e se ajeite na cadeira porque a resenha de hoje é de abalar o heart profundamente. Quem aqui nunca ouviu falar de Se Eu Ficar de Gayle Forman? Pois é, o livro que virou filme vai estrear nas telinhas do cinema brasileiro em 4 de setembro e eu já estou estocando lencinhos para secar minhas lágrimas.
Com 17 anos e uma carreira promissora na área da música, Mia dedica no mínimo 2 horas do dia para ensaiar diferentes melodias no seu violoncelo. Ela é tão talentosa que inclusive tem esperança de ser aceita na conceituada Juilliard School, uma escola de música e artes em Nova Iorque.
Exceto por seu super talento com a música, Mia leva uma vida relativamente normal. Mora no Oregon, é filha de ex-punks e tem uma relação incrível com os pais, um irmão caçula super ativo e uma melhor amiga, Kim, que é inseparável. E ainda, Mia tem Adam, um namorado doce, encantador, que toca numa banda de rock que está aos poucos ganhando espaço e adquirindo sucesso.
No início do namoro, Mia estava um pouco insegura com o relacionamento entre ela e Adam, já que ambos amavam a música, mas planejavam um futuro diferente e também por considerar ele bom demais para uma garota simples como ela, que nem esperava arrumar um namorado no colegial.
“A não ser que eu sabia que com Adam era importante. Eu soube com a forma que calor passou por todo meu corpo na noite depois que ele me levou para casa, me beijando mais uma vez nos degraus da casa. Pelo jeito que eu fiquei abraçando meu travesseiro até o amanhecer. Pelo jeito que eu não consegui comer no outro dia, e não podia tirar o sorriso do rosto. Eu reconheci que o beijo foi uma porta pela qual eu passei.”
Entretanto, todos sabemos que a vida nos guarda algumas surpresas, tanto boas quanto más, e para Mia, não seria diferente. Tudo começou quando Mia acordou em um dia comum em que ela teria aula e ensaiaria algumas suítes de Bach em seu violoncelo se não fosse o cobertor de neve que cobria o jardim da casa dela, se não fossem as aulas que foram canceladas, ou então se ela não tivesse deixado o violoncelo na escola. Aproveitando o dia de folga da família por causa da neve, todos entraram no carro para um passeio até a casa de amigos antigos da família, Henry e Willow.
As velhas discussões sobre qual estação de rádio ouvir aconteceram naturalmente, e o caminho estava tranquilo, e depois do fim das notícias - que a mãe de Mia queria ouvir - o rádio foi ajustado na estação de música clássica, por sugestão de Mia.
" Concentro-me nas notas, imagino-me tocando, [...]. Fecho meus olhos.
Você jamais esperaria que o rádio continuasse funcionando depois do que aconteceu. Mas ele continuou.
O carro é destruído. O impacto de quatro toneladas de um caminhão a cem quilômetros por hora chocando-se direto com o banco do passageiro tem a força de uma bomba atômica."
Depois do acidente Mia se levanta e começa a entender melhor o que aconteceu, e acaba infelizmente descobrindo que seus pais estão mortos, com os corpos atirados na neve, e quando ela resolve procurar pelo seu irmão Teddy, descobre que ela também está na neve. Ela vê a si mesma, olhos fechados, ferimentos pelo corpo todo, deitada na neve mas não sente dor, nem frio. Volta o seu olhar para a Mia que está de pé desesperada e vê que está inteira, sem nenhum osso exposto, com as roupas limpas.
Quando a equipe de resgate chega, Mia descarta a possibilidade de estar morta, mas seu estado é grave. Ninguém consegue vê-la ou ouvi-la, e Mia segue até o hospital acompanhando seu corpo dentro da ambulância e depois no helicóptero. A partir desse momento, Mia começa a ter insights de alguns momentos importantes da sua vida, entre eles estão sua primeira apresentação com o violoncelo, a primeira viajem de helicóptero de Kim e o primeiro beijo entre ela e Adam. Momentos únicos, felizes e tristes.
Nas próximas 24 horas, Mia terá que descobrir o que aconteceu com ela e como ela pode acabar com isso. Viver ou partir? O que aconteceria se ela ficasse? O que aconteceu com seu irmão Teddy e onde está Adam? Entre visitas de médicos e enfermeiros, alguns familiares e estrelas do rock, Mia precisa decidir o que fazer. Só depende dela.
“As vezes você faz escolhas na vida e as vezes as escolhas fazem você.”
Muitas vezes, descrever a intensidade de um livro acaba sendo muito difícil pra mim. Eu sou o tipo de pessoa que lê para viver, e com certeza lendo Se Eu Ficar senti a dor de Adam, as dúvidas de Mia e a tristeza de seus familiares e amigos de uma forma tão intensa e palpável que é muito complicado explicar. Basicamente eu chorei por todos as personagens ao longo das 196 páginas da trama. Senti também a leveza dos insights descritos por Mia, tão apaixonantes, contagiantes e reais. E querendo ou não, a gente sabe quando um livro renderá uma boa adaptação ao cinema, e esse com toda a certeza desse mundo, é o caso de Se Eu Ficar.
Nota para o livro: 5 cupcakes
Vale mencionar para vocês que Se Eu Ficar terá uma continuação - que eu estou LOUCA para ler. Para Onde Ela Foi chegará nas livrarias entre setembro e outubro DESSE ANO, não vou dar spoiler sobre o que se trata esse segundo livro mas já estou me preparando psicologicamente!
E ai, o que vocês acham desse livro? E o filme? Aposto que estão tão ansiosos(as) quanto eu!
25 comentários
Menina, adoreeeeeeeeeei a resenha desse livro :) estou indo agora atrás dele!
ResponderExcluirBeijos :*
By Amanda Santos | Facebook | Instagram
Obrigada Amanda!! Que bom que gostou e espero de coração que goste do livro tanto quanto eu!
ExcluirBeijos
Eu estava vendo uma lista de filmes que sairiam este ano, e acabei vendo esse sem dar muita atenção. Mas agora com a sua resenha quero ler e assistir o livro. Adorei *-*
ResponderExcluirBeijos,
www.bloguntilwedie.com.br
Amanda, esse filme/livro promete! hahha
ExcluirEspero que você curta os dois, beijos
Dona Mariele
ResponderExcluirnão tinha ouvido falar do livro até então
mas já amo, vou ler e preparar-me para ver o filme
bjs
Moça Ítala, tu vai amar!
ExcluirBeijos e obrigada por sempre estar presente nos meus posts!
Mais um da série ''preciso loucamente ler logo''. Eu amo suas resenhas Marieli, são muito bem escritas e fazem quem as lê querer ler o livro indicado, também!
ResponderExcluirBeeijo
www.descombina.com.br
Helo, muito obrigada pelo carinho! Espero que você goste do livro!
ExcluirBeijos
Ah to louca pra le o livro antes de lança o filmes, porque so dessas kk
ResponderExcluirhttp://santainquisicaoo.blogspot.com.br/
Sou dessas 2 hahhaha
ExcluirBeijos!
Eu vi o trailer do filme e achei lindo, to querendo assistir. O livro ainda não li, mas dizem que é bom.
ResponderExcluirhttp://www.cerejasnotopo.com
O livro é maravilhoso, e quero me surpreender assim com o filme também!
ExcluirBeijos
Que resenha linda,e quero muito ver o filme
ResponderExcluirque sai logo rsrs
Beijos
http://pinagirlscris.blogspot.com.br
Que bom que curtiu!! Sim né, logo tá no cinema!
ExcluirBeijos
ResponderExcluirNossa, que história linda.!
Vi o trailer e apaixonei, fiquei super curiosa pelo filme e livro, já que na maioria das vezes a história muda um pouco...
Conheci seu blog pelo projeto 7 on 7 e adorei o resultado do meu clique, tudo de ótima qualidade.
Beijos, Elaine
www.elainezanolblog.com
Oláa Elaine! Obrigada pelo carinho! Eu e a Cami agradecemos de coração! <3 Beijos
ExcluirOi Kati, sim! É um livro bem comovente mesmo, e creio que o filme não será diferente!
ResponderExcluirMuitos lencinhos no estoque hahah
Beijos
Que linda a história, a resenha e as fotos, o post ficou só amor <3 Eu dificilmente vou ler esse livro por estar muito envolvida com uma saga imensa, mas quero ver o filme!
ResponderExcluir♥
Beijos
Brilho de Aluguel
Oi oi Thayse! Ai nem me fale de sagas imensas porque eu to metida numa dessas também! Te entendo!
ExcluirBeijos e obrigada pelo carinho!
Aii eu to terminando de ler. É muito chocante perceber que ela é uma garota normal, assim como qualquer outra. É um livro sensível e tocante. Impossível não se apaixonar.
ResponderExcluirBeijo,
http://www.pitadadecultura.com/
Falou tudo Gabriela! Bem isso mesmo, uma menina normal que passar por um desafio!
ExcluirBeijos
Nossa como tu escreve e descreve bem Marieli, estou super curiosa para ler e assistir a história. Vou neste exato momento procurar o livro para compra. Beijão
ResponderExcluiraaaah que querida! Muito obrigada mesmo! Espero que você goste do livro, beijos..
ExcluirSó hoje eu perguntei pra umas três amigas minhas se elas conheciam o livro, porque eu queria saber do que se tratava (e tava com preguiça de pesquisar HAHA), aí eu chego aqui e tem resenha dele, melhor coisa hahaha amei a resenha e fiquei mais interessada ainda no livro!
ResponderExcluirBeijão,
Like Gabs
Aaaah que coincidência!! Que bom que você gostou Gabriela! Obrigada!
ExcluirBeijos