Vida de Freela #1 a decisão.
terça-feira, agosto 12, 2014
Ok, resolvi abrir o jogo com vocês, não falei mais sobre minha vida de freelancer antes, porque eu estava esperando o tempo passar pra ver se realmente ia dar tudo certo e como ia ser, esperei adquirir mais experiência nessa nova vida, antes de espalhar aos quatro ventos.
Para quem não sabe, eu saí de um emprego fixo, onde fiquei por 3 anos (mas já eram 7 anos de carteira assinada) e decidi trabalhar por conta, em casa. Você pode conferir mais sobre isso nos posts:
Por isso criei uma nova tag/projeto aqui para o blog, porque muitas pessoas, MUITAS mesmo! me perguntam como é, como decidi, o que fazer?
O Vida de Freela, vai ser divido em partes, pois realmente é muita coisa pra contar de uma vez só!
Então nada melhor que começar pelo começo né? A decisão.
Primeiro você precisa decidir que é isso mesmo que você quer, e não voltar atrás. O mais importante de TUDO é fazer o que você ama, e doar-se por inteiro, investir naquilo e manter o foco! Não são todas as profissões que permitem que você trabalhe em casa, mas no meu caso tinha tudo pra dar certo, ou não, nada é garantido, tudo vai depender de você, acostume-se a vida é assim.
Planejamento
Depois que tomei a decisão, comecei a planejar, isso mesmo, não decidi em um dia e no outro pedi demissão, pelo contrário, levei meses para realmente sair, cerca de 6 meses. Nesses 6 meses o que eu fiz?
✓ Procurei por mais clientes
✓ Calculei tudo que eu gastava por mês (tudo mesmo, contas, luz, água, comida...)
✓ Fiz umas 15 listas de prós e contras de trabalhar em casa
Calculando
Pois bem, a parte mais importante é calcular o quanto você gasta e procurar por mais clientes, nesses 6 meses eu consegui vários novos clientes, e trabalhei mais que chinês em dia de hora extra, mas mantive o foco e sabia que ia valer a pena. Quando eu consegui uma renda por fora no valor de quase o dobro do que eu gastaria fixo por mês, eu saí.
Poupança
Outra coisa MUITO importante é você fazer uma reserva, tipo um valor pro "vai que da merda" hehehehe eu juntei um valor que eu conseguiria me sustentar por até 6 meses caso tudo desse errado e eu tivesse que procurar por outro emprego.
Opiniões
Peça opinião para quem já trabalha na mesma área que você, e que já trabalha como freelancer, e leve a opinião dessas pessoas em conta. Não adianta perguntar só pra mãe, pai e papagaio, por que eles prezam por sua estabilidade e vão até concordar com você deixar seu emprego de dinheirinho certo todo mês, mas vão encher sua cabeça de: E SE...? Essa sem dúvida é a pior parte, ficar pensando: E se não der certo? E se eu não tiver grana? e se.... e se... ? Esqueça isso. Assuma os riscos. Eu pedi opinião para vários colegas de profissão que já trabalhavam como freelancers e todos falaram a mesma coisa: VAI!
✓ Clientes ok
✓ Poupança ok
✓ Contas em dia ok
✓ Certeza absoluta de que é isso que quer ok
♥ Pronto, é hora de partir.
Trabalhar em casa pode ser tão árduo quanto trabalhar de carteira assinada, e você tem que correr atrás e se virar nos 30, mas isso é assunto para o próximo post. :)
Mas reforço, foi a melhor decisão que já tomei na vida.
26 comentários
Aii que coisa maravilhosa Cami! Tu sabe da minha vontade de trabalhar em casa né? Nem preciso repetir, mas ainda estou na dúvida do que fazer exatamente e depois tem toda essas questão: Contas, dinheiro, clientes, e por aí vai!
ResponderExcluirTu podia fazer um post indicando alguns trabalhos que podemos fazer em casa, cursos, etc.. Acho legal, faz tipo um guia: Como largar seu emprego e ser feliz! hahaha
beijão
www.gabrieladeboit.com.br
Oii Gabriela, sim, tem que saber exatamente o que fazer! :D Vou anotar tua dica e vou indicar sim alguns trabalhos, é uma ótima ideia, obrigada Gabi!
ExcluirAin como é bacana acompanhar essa tua mudança,e melhor ainda saber que deu certo.
ResponderExcluirPretendo trabalhar em casa,mas vai demorar um pouco ainda,tenho que me estabilizar financeiramente para ter essa poupança.
E é sempre bom perguntar para quem já trabalha assim,por que a família sempre vai ter um pé atras.
Tu só tem que acreditar no teu potencial,e resto só vai.
Beijos Cá,quero ver os outros posts
www.filhafashion.com
Owwn tu acompanha desde.. sempre? hehehe :D top fan do meninices. Muito obrigada pelo apoio e carinho Dhani!
ExcluirCaraaaaa!!! adorei esse post e os outros, acompanhei tudo... e ja te dei os parabens pelo facebook quando olhei seu portifólio... hahahaha
ResponderExcluirAdorei, adorei...desejo muitoooooo sucesso!!!!
Um super beijo Cah
www.misslittlepanda.com.br
Te admiro! Não fiz esse planejamento antes de sair da última empresa, saí pq simplesmente não deu mais. Agora to me virando nos 30.
ResponderExcluirTô contigo! Adorei as imagens do post.
Bejo, bejo.
http://www.workingmachine.nu/
Ahh mas tu é super talentosa, tenho certeza que vai se sair bem! :D
ExcluirTrabalhar em casa é bom mais envolve responsabilidades, riscos e problemas como qualquer outro trabalho. O segredo é estar preparado para o que vier.
ResponderExcluirAchei o post excelente :)
bjoka http://diadebrilho.com
Sim, pode ser tão difícil quanto qualquer outro trabalho, é preciso estar mesmo preparado! :D
ExcluirCompartilhe mais sobre isso :D adorei a postagem
ResponderExcluirbeijos
www.apressadadesainha.com
Camila! Você foi a inspiração que me faltava haha Estou nesse processo de me sentir "aprisionada" nesse mundo corporativo. Adoro o que faço (também sou designer, trabalhando onde trabalho por 3 anos também) mas me frustra perder tempo em trânsito sendo que podia fazer diversas outras coisas (além do stress, qualidade de vida, etc.). Estou no processo de planejamento: com o tempo acabei deixando de me vender (um erro) então estou retomando esse processo (portfolio, cartões de visita etc) e colocando as contas em ordem pra fazer meu "fundo de segurança". Agora vou ler os outros posts mas, depois dessa tese que escrevi haha só posso dizer: OBRIGADA! =)
ResponderExcluirAhhh Vivian, que querida! Poxa, sei bem como tu deve estar se sentindo, mas vai seguindo no seu planejamento, prepara teu material e parte pra luta que logo tu consegue, tenho certeza! Fico feliz que eu tenha ajudado de alguma maneira :)
ExcluirAmei o post, é um assunto complicado que exige coragem, mas muitas vezes compensa.
ResponderExcluirMeu marido trabalhava com um salário fixo no setor financeiro de uma empresa, surgiu a oportunidade de mudar para professor na mesma empresa, mas para ganhar por hora. Ele ficou em dúvida e eu disse que o apoiaria qualquer que fosse a decisão. Ele foi. Hoje a gente tem mês com mais grana, mês com menos, mês que tem pouca aula, mês que ele trabalha que nem camelo... Mas ele é muito mais feliz, e muito, muito menos estressado. Faz o que gosta e a cobrança é bem menor.
Eu acho que não terei muita escolha, quero advogar então serei autônoma de qualquer jeito, mas acho que seja como for, tem que ser bem pensado, como você descreveu no post, tudo planejadinho, assim fica mais difícil passar momentos mais complicados.
;*
http://espeloteadaepatricinha.blogspot.com.br/
oii Frahn! Muito obrigada pela visita e comentário. Que bom que também deu certo para seu marido, ás vezes só precisamos de um empurrãozinho né? Muita sorte e sucesso para vocês!
ExcluirCami, estou super ansiosa para ler o próximo post da tag, pois tenho muito interesse em trabalhar como freelancer! Você sabe que fez o certo a partir do momento em que está feliz com a sua decisão! (:
ResponderExcluirAh, quero avisar que o Meninices da Vida está lá no meu blogroll no blog! *.*
Beijinhos,
www.marcelarabello.com.br
Oii Marcela, que bom que tu curtiu e está interessada, pode deixar que já estou preparando novos posts para essa tag.
ExcluirCamilinha! Admiro sua coragem, e sua organização!
ResponderExcluirDesde do começo do ano venho vivendo momentos caóticos por ter largado emprego, mudado de apê, de cidade, a vida toda e ainda ter começado a trabalhar de freela haha
Viva as freelancer!
Acho super válido tu postar mais sobre o assunto, do tipo como tu se lançou como freela e tal hehe :)
Beijos e boa sorte pra nós! o/
http://www.withoutromeo.com/
Oii Lais, muito obrigada. Tu realmente me superou, mudou geral né? mas isso é muito bom, mostra que tu ta em movimento! Sorte pra nós!
ExcluirParabéns pela sua iniciativa :] e boa sorte!
ResponderExcluirbeijos
Blog: http://carolbrasileiro.blogspot.com.br/
Fan Page: facebook/blogcarolbrasileiro
Adorei o post Camila :)
ResponderExcluirRealmente manter o foco e se organizar é a parte mais difícil!
De vez em quando tenho aquela neura: "será que estou fazendo certo?" haha
Mas o importante é não desistir :D
beijo!
Guerra de Almofada
Oii Amanda! Verdade, também me bate essa neura ás vezes! Mas seguimos adiante né? hehehe
ExcluirJá comentei que acho você super corajosa, é ótimo saber que tudo está indo bem!
ResponderExcluirE suas dias são ótimas pra quem pensa em seguir os mesmos passos mas tem receio. Realmente, se planejar bem e por tudo na ponta do lápis são coisas essenciais.
Infelizmente não da pra simplesmente largar tudo, sem "garantia" nenhuma né?!
Beijos
www.amentetransborda.blogspot.com.br
Aii Jéssica, muito obrigada! Verdade, tem que se planejar bem para o tiro não sair pela culatra hehehe :D
ExcluirOiiee Camila, tudo bom?
ResponderExcluirConheci seu blog pelo we love fashion blogs, também estou participando e vim conhecer um pouco mais do seu cantinho. E ameeei este post! Ajuda em muito nas dúvidas que estou tendo e adorei seu planejamento, com certeza planejado dá muito mais segurança né, embora não seja uma escolha fácil. Amei! Super Beijos!
http://blogdaandy.com/
Oii Andy! :) poxa que legal que tu também ta participando, boa sorte pra nós né? hehehehe Obrigada pela visita!
ExcluirEsse é o segundo post sobre a vida de freelancer (li o terceiro antes haha) e estou ficando mais animada ainda... Obrigada! Beijos
ResponderExcluir